A Educação ocorre de maneira múltipla: por meios informais, não formais e formais, com igual validade, porém métodos e objetivos diversos. A educação não formal, entendida como um campo autônomo e em construção, oferece técnicas e métodos que favorecem a formação crítica de indivíduos e grupos e se desenvolve em outras esferas e contextos. Enquanto a educação informal se dá de modo espontâneo, sem planejamento, a educação não formal tem intencionalidade, planejamento, se diferenciando pela flexibilidade e tempo, conteúdos, métodos diferentes dos comumente usados na educação formal, inclusive, não apresentando certificação. (Fernandes, 2017; Trilla, 1996).
Pensar em educação no seu sentido mais amplo, como afirma Trilla (1996), é adentrar na cidade. Os processos de aprendizagem ou de educação acontecem na cidade, sendo esta um espaço/lugar de educação. Trilla (1996) entende que a sociedade é educativa, logo, toda cidade é educativa, no sentido de se apresentar como fator de educação ou é educadora, no sentido de se apresentar como agente de educação. Isso implica na interação entre os sujeitos, promoção de sociabilidades e socializações e formação para além das instituições escolares, como por exemplo nos movimentos sociais, nas manifestações públicas, igrejas, praças etc.
Dessa forma, o termo ‘cidades educativas’ contempla um universo ampliado de práticas educativas que acontecem dentro e fora das instituições escolares e não-escolares. Para que isso aconteça, é necessário conhecimento da experiência, transpondo o espaço de isolamento como vidros dos carros, muros, cercas. Os processos de aprendizagem se concretizam no convívio, respeito mútuo, dedicação ao outro, empatia, em experiências nas quais a diferença não é motivo de separação, mas de crescimento. Aprendizado que, para Fernandes (2017), é o fundamento e o objetivo da educação não formal e informal. Afinal, educação não é sinônimo de escola.
Referências Bibliográficas
BRANDÃO, C. R. O Que é Educação. São Paulo: Brasiliense, 2007.
FERNANDES, R. S. Abordagens teórico-metodológicas nas pesquisas em educação não formal. Holambra: Editora Setembro, 2017.
TRILLA, J. La educación fuera da la escuela: ámbitos non formales y educación social. Barcelona: Editorial Ariel, 1996.