Nelson Fragoso e Márcio Rafael Cruz
Estudar e discutir empreendedorismo virou uma febre, no início deste século apenas alguns grupos muito específicos falavam do assunto, porém todos acreditavam conhecer sobre suas teorias e ainda mais sua prática.
Nestes últimos vinte anos, esse conceito mudou muito, as empresas, o mercado de trabalho, as relações entre as pessoas passaram por grandes transformações.
Hoje, ser um empreendedor está longe da crença comum que é o da pessoa que abre um negócio. Precisamos entender que para sobreviver no mercado de trabalho em qualquer cargo, mas principalmente, quem pretende ser um executivo de uma organização, precisa saber e ser um empreendedor.
Entender as competências necessárias para ser esse perfil, é saber e entender que competências precisam ser desenvolvidas para que cada um consiga se manter produtivo e ainda, conseguir identificar as oportunidades e ter condições e conhecimentos para agir na resolução e potencialidade dessas oportunidades.
Começamos a preparar nossos jovens na escola, e essa tem por objetivo desenvolver membros da sociedade, não só de maneira técnica e com conhecimento teórico, mas também como um ser social na sua versão mais complexa, quanto as suas atitudes, sua moral sua ética e sua capacidade crítica de ver o mundo, e todas essas complexidades se relacionam com empreendedorismo.
O ponto crucial é, será que a Escola está disposta, e mais, será que está realmente preparada para desenvolver as competências empreendedoras no ensino fundamental e no ensino médio, e formar adequadamente essas pessoas para uma sociedade cada vez mais complexa. Ainda bem que o Novo Ensino Médio através de nova legislação e uma Base Nacional Comum Curricular surge como possibilidade de mudança.
Assim, seguir essas novas diretrizes e buscar a flexibilização e atendimento às novas demandas, não apenas do mercado, mas da Humanidade como sociedade, emerge como essencial aos projetos de vida de nossos jovens. Logo, eles estarão mais preparados para viverem em uma sociedade que ainda não conhecemos mas que podemos dizer que será diferente desta que é muito diferente da sociedade do inicio do século.
Como educadores sabemos quais são os novos desafios, e ainda, que precisamos estar sempre atualizados para estes novos rumos, a dúvida é: em um contexto escolar formativo cheio de novas possibilidade e legislações, quais serão as escolas que conseguirão ser, de fato, Novas Escolas.