Os tempos mudaram e nossos leitores também… Hoje, ler nem sempre é sentar-se calmamente no sofá com um livro na mão, geralmente é conectar, é buscar, é interagir… Isso mesmo, a Era da Informação trouxe uma gama de possibilidades e, com ela, a leitura digital.
Temos um acervo ilimitado de textos disponíveis na internet. Mais que isso, um texto ainda pode nos levar a outro por meio de hiperlinks (links que vão de uma página da Web para outra). Mas, antes disso, precisamos levar em consideração que o conceito de texto é bem amplo, pois o entendemos como uma manifestação da linguagem que possui sentido completo, podendo ser verbal (por meio de palavras), não verbal (por imagens) ou misto (com a presença de palavras e imagens).
O importante é que todo texto pode e deve ser interpretado. E é aí que entra a Educação Midiática, isto é, todo leitor, com uma simples busca, tem uma abundância de material para pesquisar. No entanto, é necessário que ele seja capaz de selecionar o que merece a sua atenção, ou seja, é preciso capacidade crítica ao lidar com a informação disponível.
Há possibilidades bem interessantes para pesquisa, a USP (Universidade de São Paulo) e a UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas), por exemplo, permitem acesso a bibliotecas digitais, assim como a Biblioteca Nacional Digital Brasileira, a Biblioteca Digital Mundial, o Domínio Público, a Encyclopaedia Britannica, a Pinacoteca de São Paulo, o Museu de Arte de São Paulo (MASP), o Museu do Vaticano, o Museu do Louvre, o Metropolitan Museum of Art, de Nova York, o Museu Nacional de Antropologia, da Cidade do México, entre diversas outras possibilidades.
A Educação Midiática se preocupa com a habilidade de se aliar tecnologia com a formação leitora, de se alcançar uma sinergia entre a tecnologia, a leitura e o conhecimento, o que somente acontece através de uma leitura significativa e pautada no senso crítico, uma vez que se trata de um caminho mais seguro para escolhas assertivas.
Estamos diante da transição entre o passatempo e a aquisição de repertório e conhecimento significativo. É o ser, mediante a autonomia e a proatividade, se tornando protagonista do próprio aprendizado. Entretanto, percebe-se claramente a necessidade do papel do professor, como mediador, auxiliando para que isso se torne uma realidade.