Profa. Dra. Fátima Beatriz De Benedictis Delphino
Como estudantes, durante a adolescência, é comum ficar um pouco desanimados quando refletimos sobre os anos necessários para a nossa formação até obter o tão sonhado diploma e poder ingressar de modo mais completo no mercado de trabalho. Mas, curioso, quando terminamos o curso superior, percebemos que o caminho a ser percorrido não está completo, pois sentimos logo a necessidade de completarmos a formação com cursos de pós-graduação, sempre mais voltados ao mercado do trabalho. O engraçado é que, mesmo terminado um curso de pós-graduação, parece que sempre há mais cursos a fazer. O mercado se modifica, surgem novas tendências e tudo parece recomeçar.
Para os educadores, a educação continuada é uma exigência presente nos dias atuais, pois a escola vem se modificando velozmente com as descobertas das novas tecnologias. Os professores estão constantemente se adequando às mudanças na sociedade e alterando sua prática. As novas tecnologias, trazidas pela rede mundial de computadores, processamento de dados, inteligência artificial, estão dominando o ensino e a pesquisa. A chamada Quarta Revolução Industrial em curso, está reestruturando a aprendizagem e as formas de aquisição de conhecimento.
É o momento do learning by doing, o aprender fazendo, que tirou o foco do professor ensinando para o foco do aluno aprendendo, pelo uso da sua própria criatividade e de suas competências socioemocionais. O professor vai se envolver mais no cotidiano do aluno e mesclar conhecimentos de vários temas ao mesmo tempo. Preparar uma aula hoje é um trabalho altamente complexo, pois envolve pesquisa e inter-relacionamento de assuntos.
Não existem mais receitas prontas de aulas e atividades. Recentemente foi publicada a Base Nacional Comum para a Formação dos Professores da Educação Básica (BNC-Formação), que mostra alguns caminhos importantes para o professor, principalmente componentes curriculares a serem integrados de forma transversal no currículo ou em disciplinas específicas. O objetivo é sempre desenvolver a autonomia dos alunos, colocando em segundo plano a aquisição de conhecimentos mais teóricos.
Para o professor tornou-se uma obrigação manter-se atualizado, seja por meio de participação em simpósios e congressos ou, principalmente, realizando cursos de pós-graduação, que atualizam sua formação e enriquecem o currículo.
Por meio destes cursos, muito próximos às demandas do mercado, o professor e o gestor educacional superam novos desafios do trabalho e do relacionamento interpessoal. Essa modalidade de estudo proporciona uma visão geral da área estudada e o mergulho em novas tendências e objetos de estudo.
Os estudos da graduação sempre são mais generalistas e o mercado de trabalho, hoje, está sempre em busca de pessoas mais especializadas em determinados temas. Essa especialização é encontrada nos cursos de pós-graduação, que potencializam e valorizam o diploma da graduação, por meio do estudo de temas bem atuais, que podem dar acesso a um número maior de oportunidades de trabalho.
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