Para quem fez o curso de Astronomia oferecido pelo SAVIÆ, uma excelente forma de aplicar o que aprendeu é participando da Olimpíada Brasileira de Astronomia – OBA. Se você ainda não fez, mas se interessa pelo tema o curso aborda muitos tópicos cobrados nas provas e irá te ajudar na preparação para o desafio.
A OBA ocorre anualmente (a próxima edição será em 2023) com provas aplicadas na própria escola do aluno, podendo participar estudantes do ensino fundamental até o médio (divididos em 4 níveis de acordo com o ano, sendo que o nível 4 abrange todo o ensino médio). Os melhores participantes dos níveis 3 e 4 podem concorrer a uma vaga na equipe que representa o Brasil na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica. Essa equipe recebe um treinamento intensivo como preparação para as provas internacionais.
O Brasil é medalhista desde a primeira edição, que ocorreu na Tailândia em 2007 e em 2021 conquistou 2 medalhas de ouro, 4 de prata e 4 de bronze. Em 2022 a olimpíada será na Geórgia e em 2023 no Cazaquistão.
No início de cada ano a comissão organizadora divulga as datas e regulamentos do evento em seu site: http://www.oba.org.br/site/, fique atento para não perder os prazos.
Legenda da imagem: Grupo de Galáxias conhecidas como Quinteto de Stephan.
Imagem obtida com dados do telescópio James Webb. Fonte: https://stsci-opo.org/STScI-01G7NJ9ERSD3QR2CR2YEB9898T.png
Autora: Márcia de Carvalho.